04 fevereiro 2007

bola...

seguindo o exemplo do meu amigo josuée, apetece-me hoje falar de "bola". todos os que me conhecem sabem que gosto de desporto em geral e de futebol em particular. de praticar e de ver. todos sabem que sou benfiquista, um daqueles que, apesar de reconhecer que o futebol tem excessiva importância na nossa sociedade (afinal, é só um jogo...), não consegue deixar de ficar nervoso antes e durante um grande jogo, não consegue deixar de se irritar ou entristecer com uma derrota ou de ficar orgulhoso do seu clube após uma grande exibição. e, diga-se, é também por causa deste último aspecto que hoje falo um pouco de futebol.

este fim-de-semana assistiu-se a uma jornada atípica. o porto é supreendido em casa por uma equipe substancialmente mais fraca, o sporting em quinze minutos dá a volta a um jogo perdido de forma estrondosa e o campeonato fica ao rubro. 4 pontos de diferença entre os três grandes candidatos ao título!

e o meu benfica? bem, o meu benfica fez uma exibição quase-brilhante contra um sempre difícil boavista. todos sabem o quanto me exalto quando alguém ataca o "meu" clube com bocas do tipo "vocês são um clube de treta, eram bons nos anos 60 e era por causa do salazar", "vocês foram campeões à dois anos por causa dos árbitros... foi o campeonato do colinho", "é com o velho do rui costa que lá vão?", "vocês não são grandes, já foram grandes!" e toda uma panóplia de juizos claramente influenciados (e completamente errados) por um ódio ao benfica (ou então não compreendo... e não vejam aqui prepotência de alguma espécie, por favor!) enquanto clube importantissimo. ora, a todos esses gostava de ter mostrado o último benfica-boavista. foi, sinceramente (e aqui pode haver algum exagero, reconheço...) um dos melhores jogos que vi uma equipa portuguesa fazer nos últimos anos. um daqueles jogos que gostava de poder gravar e mostrar, daqui a uns anos (não vá o benfica estar em crise outra vez - sim, porque acho que já não está!), ao meu irmão dizendo-lhe: "vês rapaz... o grande benfica joga assim". por outro lado este jogo é a evidência do facto da beleza do futebol não depender só dos seus intervenientes directos: depende também de factores externos, factores como o "ter sorte" ou "ter azar". é óbvio que se pode culpar a equipa do benfica de total ineficácia num jogo onde teve total superioridade exibicional mas, que raio, quantas vezes vi eu um jogo em que a mesma equipa manda quatro bolas aos postes, vê o guarda-redes adversário evitar, com excelentes intervenções, outros tantos "golos-feitos", vê remates passarem a meio palmo do poste, vê bolas em cima da linha que, sabe-se lá porquê, não a ultrapassam... quantas vezes? se bem me lembro, nenhuma. nunca assisti a um jogo assim...

juntando esta exibição a outras (lembro a vitória contra o manchester na liga dos campeões da época passada, o jogo em liverpool na mesma competição, a vitória indiscutivel nas antas também a época passada e um par de outros bons momentos exibicionais), às vitórias recentes no campeonato, na taça (contra o super-porto de mourinho) e na supertaça, a estes camaradas de lingua afiada que estão sempre prontos a mandar uma bitaitada irritante (não é nenhuma boca ao josuée, que é até dos tipos mais correctos que conheço a discutir futebol e um daqueles que não faz questão de inflamar discussões por inflamar ou partir para a boca-que-soa-a-insulto sem provocação) e a proclamar a morte do benfica deixo um recado: obrigado pela preocupação, mas o "meu" benfica vai estando bem. continua a ser motivo de orgulho e não tenho dúvidas que me continuará a dar alegrias (nem que estas sejam uma exibição brilhante que termina num rotundo 0).

ps: uma pequena adenda. se há coisa que não quero no "meu" benfica é gente tão mal-formada como os senhores vieira e veiga. por isso, fica aqui mais uma vez pública a minha opinião: obrigado por nos terem ajudado a superar a crise mas, mafia no "meu" clube, "não obrigado". que venha um humberto coelho, um toni e um rui costa (este só daqui a um par de anos que ainda tem futebol - lento mas belo - para dar) e que saiam estas ratazanas. mais do que vitórias quero ter orgulho no meu clube. e ter vitórias manchadas por manobras de bastidores (sim, porque apesar do pinto da costa, exemplo óbvio, ser ainda, para todos os efeitos, inocente, não me parece plausivel não terem existido por ali joguinhos mafiosos - e não retiro com isso todo o mérito às vitórias do porto mas que este é um pouco beliscado, é! - e como reconheço no vieira e no veiga potencial para se tornarem "novos-pintos-da-costa"... e, no passado recente, já existiram indícios claros de um potencial deste tipo) não é, de forma nenhuma - pelo menos para mim - motivo de orgulho...