04 fevereiro 2007

questão meramente retórica...

quando um conjunto preciso de acontecimentos nos leva a duvidar de algo que foi um pilar de toda a nossa existência, como fazemos para voltar a confiar/acreditar?

seja esse pilar deus, a familia, o trabalho, o futebol, a amizade ou o amor...

8 comments:

Anonymous Anónimo said...

As dúvidas são parte integrante da nossa existência...se ñ tivesses que arriscar até que ponto ñ ficavas pra smp no reconforto do ventre materno?
A isto chamamos crescimento...amadurecimento...Dúvidar,arriscar,tremer,cair e voltar a tremer para levantar...e sim...retórica da vida!
Além disso,1a verdade irrefutável hj é a maior alarvidade amanha...mas,no momento em q acreditaste era tudo,certo? Portanto,em alguma coisa vais ter q confiar para seguir em frente ou...para t desiludires,pq ñ?!
O importante é saber q vão haver smp pessoas q passam mas que deixaram algo para construires cm as pessoas q chegam e as que chegam vão acrescentar alg a ti para aplicares na tua vida:)!
"A man isn`t a face but has to have a face to be a man...is there any explanation for this or for anything else?" Já dizia o genial F.Pessoa...ñ importa em quem ou no que acreditar o q importa é confiar para seguir em frente e construir...e partilhar!
espero q isto t ajude d algma maneira;)
obrigada pelo abraxinho* mesmo q ñ saibas a quem
o estás a dar...;)
p.s.:"law might confuse a man..and psychology is nothing but a disguise or a misperception" (A.F.)

12:08 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

ah...só + 1a coisinha de F.Pessoa(Bernardo Soares)..."A arte livra-nos ilusóriamente da sordidez de sermos.Enquanto sentimos os males e as injúrias de Hamlet,principe da Dinamarca,ñ sentimos os nossos-vis pq são os nossos,vis pq são vis.O amor,o sono as drogas e intoxicantes,são formas elementares de arte,ou artes de produzir o mesmo efeito q ela.Mas,amor,sono e drogas tem cada 1 a sua desilusão.O amor farta ou desilude.Do sono,desperta-se e,enquanto s dormiu,ñ s viveu.As drogas pagam-se com a ruina daquele mesmo físico q serviram para estimular.Mas na arte ñ há desilusão pq a ilusão foi admitida desde o ínicio.Da arte ñ há despertar,porque nela ñ dormimos,embora sonhássemos.Na arte ñ há tributo ou multa q paguemos p ter gozado dela.O prazer q ela nos oferece,cmo em certo modo ñ é o nosso,ñ temos nós q pagá-lo ou arrepender-nos dele.Por arte entendesse td o q nos delicia sm q seja nosso-o rasto da passagem,o sorriso dado a outrém,o poeta,o poema,o universo objectivo.Possuir é perder.Sentir sm possuir é guardar,pq é extrair d algm coisa a sua essencia.Ñ m indigno,pq a indignação é para os fortes;ñ m resigno pq a resignação é para os nobres;ñ m calo pq o silêncio é para os grandes.Eu ñ sou forte,nem nobre,nem grande.Sofro e sonho.Queixo-me pq sou fraco e,pq sou artista,entretenho-me a tecer musicais as minhas queixas e a arranjar meus sonhos conforme m parece melhor a minha ideia de achar os sonhos belos.
Só lamento ñ ser criança,para q pudesse crer nos meus sonhos!"
Esta é talvez 1a das minhas passagens preferidas do "Desessossego"...Se acháres q nd resta...sonha...sonha,pq podes!Mas,ao contrário de Fernando Pessoa(génio q mt estimo!)ñ t abstenhas de acreditar neles...a "ultima ratio" está smp em ti!*
(por mt q xto possa parecer clichêzinho...de certeza q vais alcançar a essencia desta passagem!)
S.S.

1:09 da manhã  
Blogger MDA said...

Pergunta retórica: as perguntas retóricas têm resposta? :)

De qualquer das formas, este é um dos que, normalmente, tem respostas para as minhas perguntas:

http://www.youtube.com/watch?v=flwNbXa9laU

2:47 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Most people,when confronted with the truth,will deny it and follow their ilusions instead...Only fools poets and lovers will face the truth with open eyes...but they only see the parts they want...
Pensamento matinal:)
Vou descobrindo "aquele qq coisa" no teu sorriso(e no teu olhar,sm dúvida!)q m trás encantamento e m conduz a ir partilhando,p aki,fragmentos q têm smp algm lógica,seja ela igual ou dif,p quem lê e para quem escreve...perdoa-me s ñ partilhar os resultados da minha "doce" descoberta...mas ñ m parece q deva:)!
Foi uma noite mt agradável cm pessoas mt bonitas e,mais 1a vez,obrigada p essa partilha d "Samuel":)
abraxinho...

9:51 da manhã  
Blogger samgs said...

obrigadinho por todas as respostas e palavras.

mda: também tenho aqui uma biblia (livro com todas as letras do dylan) mas nem assim encontro todas as respostas que preciso. lá está, normalmente deus (dylan) até tem resposta para as minhas perguntas e dúvidas mas, neste caso, acho que não.

ss/anonima: mais uma vez obrigadinha pelas palavras bonitas. e, fugindo um pouco à seriedade da questão, invejo-te por teres pensamentos matinais depois de uma noite tão longa. e a questão da partilha é simples: é(-me) mais fácil dizer aquilo que nos(/me) vai na alma no contexto de um jogo ou de um blog ou de uma música ou qualquer outra forma menos directa de dizer algo que nos toca/magoa profundamente. nestes contextos acaba sempre por soar um pouco mais leve, menos "grave" do que se o dissessemos directamente, sem subterfugios, a alguém... abracinho!

10:25 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Tens razão,é bastante mais fácil assim...noites e "dinâmicas" a repetir;)!
Hj pensei 1 pouco mais no teu post e considerei a questão de uma maneira um pouco diferente daquela q,á primeira vista,será mais evidente...
Ora bem...pegando por exemplo na questão da religião...uma pessoa de fé acredita dogmaticamente no seu Deus...ñ duvida,ñ questiona...pode até ter momentos em que vacila;qnd,por exemlo,algm próx morre,qnd o mundo transparece maldades ou injustiças...aí podem até perguntar: "Ond estava Deus? Pq?..." e parece q se perdem...mas ñ questionam realmente pq,aquele perder é momentâneo,seguido,automáticamente,do reforçar da confiança já que,apesar d td,aquele é o seu pilar e,s falhar isso,o q é que resta?...então,é imprescindivel acreditar!
Em relação á família passa-se algo de semelhate...pode ser má,diferente,exemplar,conturbada...enfim,ñ se escolhe!...mas é inegável o facto de ela estar smp lá e,em primeira ou última circunstância,é ao sangue q recorremos! Assim,confiamos...
O nosso clube perde,ganha,empata...mas é o nosso clube e,se ñ confiarmos q,de uma próx fará melhor fig,que sentido faria termos o "nosso clube"?
No amor,ñ s m afigura mt dif...se ñ sentirmos a deliciosa sensação de que "é para sempre"...ñ estaremos a colocar 1a data de validade ao mais puro dos sentimentos?...seria horrivel se ñ pudessemos confiar,acreditar naquela pessoa que é td para nós...
Portanto,ñ,há pilares de q ñ é suposto duvidarmos...porque são os nossos pilares...e,se houver espaço para o desacreditar,desiludir ou desconfiar...é sinal q está na hora de uma restruturação daquilo que nos move pq há algo q ñ está bem!*
Como t disse no inicio,esta é outra maneira q encontrei d encarar a tua questão e,de uma maneira mais emotiva e sincera,na que mais acredito!
abraxinho...;p

1:09 da manhã  
Blogger Unknown said...

Muito simplesmente, confiando e acreditando. Do pouco que importa do passado, talvez este poema do Neruda:

"Do teu passado
não tenho ciúmes.

Vem com um homem
às costas,
vem com cem homens nos cabelos,
vem com mil homens entre o peito e os pés,
vem como um rio
cheio de afogados
que encontra o mar furioso,
a espuma eterna, o tempo!

Trá-los a todos
ao lugar onde te espero:
estaremos sempre sós,
estaremos sempre, tu e eu,
sozinhos sobre a terra
para começar a vida!"


E, já agora, deixo-te com o Eugénio de Andrade:

"Poupar o coração
é permitir à morte
coroar-se de alegria."

Stay better champ! :)

11:07 da tarde  
Blogger MDA said...

Olha, dá uma olhadela a este post do Pedro Mexia (http://estadocivil.blogspot.com/):

"O castigo adequado

Imaginei sempre várias formas de fracasso. Várias menos esta: não acreditar em nada. É o maior castigo para quem teve uma formação baseada em certezas, crenças, convicções. É como porem um fidalgo numa estrebaria. É o castigo adequado para mim."

1:14 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home