25 maio 2008

ch-ch-ch-changes!!

um ano após o início da minha "carreira" como psicólogo, marcado por muitas dúvidas e posteriores conquistas, eis que chega a altura de mudar... e se, tantas vezes, a mudança pode ser vista como algo de positivo, a verdade é que, em muitas outras circunstâncias, a mudança é sentida como uma perda. se mudamos para melhor, se a alteração de condições vai de encontro aos nossos objectivos, vontades e motivações, a "mudança" é, certamente, bem-vinda. se, por outro lado, associada a essa mudança não existe uma melhoria de condições mas simplesmente uma alteração das mesmas, então é provável que esta "mudança" represente pouco mais do que uma perda. perda de quê? no meu caso, da confiança adquirida num contexto particular, das relações profissionais aperfeiçoadas num ano de trabalho, das relações estabelecidas com as pessoas que acompanhei enquanto psicólogo e de uma posição de conforto que, longe da estagnação, desmotivação ou desgaste, me facilitiva a vivência do dia-a-dia. agora que "mudo", vou ter que reconquistar confianças (a minha e a dos outros em mim e nas minhas capacidades e competências), estabelecer novas relações profissionais, reaprender a trabalhar num novo contexto, estabelecer novas relações terapêuticas... é um desafio, obrigar-me-á a crescer e a evoluir mas, caramba, não era bem melhor passar por novos desafios quando o dia-a-dia deixasse de ser, ele próprio, um desafio que me obrigasse a levantar da cama com vontade de trabalhar?

pelo menos as relações pessoais mantêm-se, mas era bem melhor quando os colegas de trabalho, para além de profissionais competentes, eram bons amigos. espero, pelo menos, não voltar a trabalhar directamente com incompetentes... é que agora estou mal habituado!

nota: não vou mudar de emprego ou local de trabalho! continuo na mesma instituição mas numa valência diferente...

1 comments:

Blogger MDA said...

Então e não disseste nada ontem? Tss tss tsss...

8:09 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home