consta que uns senhores cientistas andam armados em deus (a novidade não é esta!). diz-se que, em genebra, se construiu uma coisinha chamada "acelerador de particulas", que mais não é do que um túnel subterrâneo de 27 km e forma circular. ora, dentro deste túnel, os cientistas pretendem acelerar dois feixes de partículas (protões) a uma velocidade próxima da luz. seguidamente estas mesmas partículas irão seguir trajectórias de forma a que colidam umas com as outras. para que é que isto serve? supostamente para recriar algumas condições/acontecimentos do
big bang e colocar à prova alguns pressupostos teóricos da física moderna como, por exemplo, a existência de uma coisa chamada bosões (não peçam para explicar...).
a questão essencial prende-se exactamente com estas consequências das tais colisões de "partículas aceleradas". os cientistas por detrás deste projecto defendem a viabilidade e segurança do mesmo. prevêm que, para além da esperada "observação" dos tais bosões, seja possível a revelação de uma quarta dimensão (???) e ainda a génese de mini-buracos negros que se dissiparão naturalmente. e é precisamente neste último ponto que surje alguma controvérsia. são vários os cientistas a afirmar que a probabilidade de se criarem estes buracos negros é superior à prevista e que, caso estes surjam realmente, não se dissiparão e serão responsáveis por, pelo menos, o desaparecimento do nosso planeta. dizem, imagine-se, que seremos arrastados para o interior deste(s) buraco(s), morrendo instantaneamente.
mais informo que amanhã se iniciará a aceleração dos ditos feixes de partículas. se, por mero acaso, amanhã ou nos próximos dias, sentirem o vosso corpo a ser sugado para um mini buraco negro, não estranhem. se virem por aí um bosão, se forem transportados para uma quarta-dimensão ou outras coisas dignas de figurar no mais estapafúrdio filme de ficção-cientifica... não digam que não estavam avisados!